• Denis Canal Mendes

Resenha: Acompanhando os caminhos da alma humana

por Rubens Bragarnich



O Psicopompo e a Clinica Ampliada: uma Jornada pelos Campos da Psicose, do Acompanhamento Terapêutico e da Psicologia Junguiana.

Autor: Denis Canal Mendes

Ed. Dobradura Editorial, 2018, 141 páginas


O que a Psicologia Analítica tem a oferecer como suporte teórico-prático ao árduo trabalho de Acompanhamento Terapêutico? O que o paradigma junguiano pode agregar às práticas elaboradas a partir de abordagens psicanalíticas? O pensamento junguiano sobre psicose e esquizofrenia são capazes de dar sustentação a esse trabalho psicológico?


O psicólogo Denis Canal Mendes, analista junguiano filiado a Associação Junguiana do Brasil (AJB), tem nesta publicação a original tarefa de tentar responder essas e outras questões a partir da sua sólida experiência e expertise na área do atendimento integrado de Saúde Mental em equipes multidisciplinares, entenda-se: a área que trata de pacientes com distúrbios psiquiátricos e psicológicos severos, egressos de internação e que necessitam reinserção social, autonomia gradual e adaptação à vida comunitária.


Este livro baseia-se na dissertação que foi elaborada durante o Curso de Formação de Analistas no IJUSP, sob a orientação da saudosa Dra. Priscila Menegon C. Caviglia (1958-2017), tendo sido apresentada e aprovada em 1996.


Denis Canal Mendes oferece um livro bastante abrangente, que nos leva às origens históricas do AT, às suas bases prático-teóricas, aos seus objetivos, com riqueza de detalhes, de maneira bastante competente e esclarecedora, útil tanto para o iniciante como para atender as expectativas do profissional que já exerce essa função psicopompica.


Através da feliz metáfora do Psicopompo, Denis nos convida a acompanhá-lo através dos seus próprios caminhos percorridos até a chegada do Monsieur Soleil, seu case paradigmático, relato pungente e profundo das conexões de alma que podem se organizar a partir da atividade do AT.

Através de uma escrita lúcida e competente, Denis nos direciona à história pregressa das formulações elaboradas pela Psiquiatria clássica dos diagnósticos de esquizofrenia e psicoses, revisitando os textos canônicos do ciclo psiquiátrico de C.G. Jung, na tentativa de elaborar reflexões de suporte junguiano para as respostas às indagações surgidas na prática cotidiana, na complexidade do atendimento da ‘clínica ampliada’ articulada magnificamente com as bases junguianas.


Ao final da obra, o leitor não muito familiarizado com os termos junguianos, encontrará um glossário com verbetes úteis e esclarecedores.


O autor se despede com uma carta emocionante de agradecimento ao Monsieur Soleil, a quem acompanhou terapeuticamente.

E agora, somos nós quem o agradece, caro Denis Canal Mendes.


Rubens Bragarnich, psicólogo clínico, analista didático pela AJB/IAAP, professor, supervisor clínico, palestrante, fundador e presidente da Comissão de Ética da AJB.

Contato

Rua Harmonia, 896

Vila Madalena, S​ão Paulo, SP​​

Tel: 11 3812-7677

Instagram: @deniscmendes

dcmpsijunguian@gmail.com

© 2019 DCM. Todos os direitos reservados.